Se a rodada passada, a média de gols foi considerada baixa (2,2), dizer o que desta, com média de 1,8 gols por jogo? Pode-se tentar justificar esses números, argumentando que o nível do futebol brasileiro é ruim, os goleiros são melhores do que os atacantes, ou que a tabela, com os times jogando duas vezes por semana, faz com que os jogadores se desgastem mais e não rendam o esperado. Mas a verdade é que não há explicação.
Dos jogos dos líderes, saíram as duas maiores zebras da rodada. O Atlético Goiainense, com um gol no fim do jogo, virou para cima do Fluminense e já consegue avistar posições fora da zona de rebaixamento a sua frente. A derrota só não foi pior para o líder, porque o vice-líder Corinthians não conseguiu manter os 100% de aproveitamento jogando em casa e perdeu para o Grêmio, com um golaço do ex-corintiano Douglas.
Os “vencedores” da rodada foram Cruzeiro e Botafogo, que se consolidaram de vez entre os candidatos ao título ficando a 4 pontos do líder. Enquanto a equipe mineira ganhou do Avaí fora de casa, contando com sorte de campeão no segundo gol, a carioca quebrou uma sequência de 3 vitórias do São Paulo, ao ganhar de 2 a 0.
Já Santos e Internacional estão próximos de estarem de férias. Já garantidos na Libertadores em 2011, eles apenas estão interessados no título e, como estão há 10 pontos do líder, com mais alguns tropeços, dão adeus ao campeonato. Tropeços estes que ocorreram nesta 21º rodada, quando o Santos perdeu para Ceará e o Inter empatou com o Goiás em casa.
A rodada também foi boa para o Atlético Mineiro, que, além de ganhar seu jogo com gol de Obina em um confronto direto com o Grêmio Prudente, viu os dois times a sua frente na tabela empataram entre si. Flamengo e Vitória fizeram um (final de) jogo espetacular, com destaques para o golaço de Schwenck e os dois gols de Kleberson.
Os outros jogos foram de times do meio da tabela. Palmeiras e Vasco repetiram o (péssimo) jogo do 1º turno e empataram por 0 a 0, desta vez no Pacaembu. Já o Guarani bateu o Atlético Paranaense com um gol meio sem querer, assim como o gol do Cruzeiro, e assumiu a excelente 7ª excelente colocação, para um time que era apontado, por muitos, como um dos prováveis rebaixados.
Para a maioria dos cartoleiros a rodada foi ruim. Kleberson, que começou o jogo no banco de reservas, foi o único que fez dois gols na rodada e foi o destaque da rodada. E talvez apenas Loco Abreu, Washington, Obina, Índio e Réver, que pontuaram bastante, estivessem em muitos times. As decepções, por sua vez, foram muitas e o Corinthians, com Bruno César, Iarley e Jorge Henrique, foi o principal responsável por isso.
Finalmente, a rodada parece ter definido os times que estarão na Libertadores em 2011 (Fluminense, Corinthians, Botafogo e Cruzeiro) e brigarão pelo título. Mas uma má sequência desses times e uma arrancada de um dos vários times que estão no meio da tabela, podem desmoronar esta previsão. Esse é o Campeonato Brasileiro...
Por: Guilherme Pestana (@guipestana)
0 comentários